domingo, 17 de fevereiro de 2013

"Corpo em Obra" investiga mudanças psicológicas de transexuais


Livro contribui para a clínica psicanalítica do transexualismo
da Livraria da Folha
Reprodução
Livro contribui para a clínica psicanalítica do transexualismo 
"Corpo em Obra" defende que a transexualidade não é sinônimo de psicose e oferece ferramentas para a compreensão do comportamento dos transexuais fora do campo da patologia.


O livro é fruto de uma dissertação de mestrado apresentada no Instituto de Psicologia da USP. O psicólogo Rafael Kalaf Cossi trabalhou com diversas noções da psicanálise lacaniana para investigar os motivos que fazem algumas pessoas mudarem de sexo.
Rafael expõe a definição clássica do transexualismo --na qual psicanalistas imaginavam que a distorção da realidade do corpo faria com que um indivíduo se enxergasse como pertencente ao sexo oposto-- e debate a transexualidade fundamentado no desenvolvimento da identidade sexual tal qual proposto por Freud e Stoller.
O resultado do estudo aponta que o transexualismo não está associado à personalidade psicótica, mas às características singulares de cada pessoa. "Tudo o que foge à heterossexualidade ou aos padrões convencionais pode provocar reações adversas e, até mesmo, constrangimentos e marginalização", explica.
*
"Corpo em Obra"
Autor:
Rafael Kalaf Cossi
Editora:
nVersos
Páginas:
168
Quanto:
R$ 23,00 na livraria cultura  R$ 19,90 na livraria saraiva
Na Livraria da Folha está esgotado.


Reportagem da folha de são paulo: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/993555-corpo-em-obra-investiga-mudancas-psicologicas-de-transexuais.shtml 

CURTAM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/ChaComSig

EQUIPE CHÁ COM SIG PARA ATENDIMENTO: 11 969828869 OU 1173988811

Mande sua pergunta para nosso email: chacomsig@hotmail.com e participe do Pergunta do Leitor!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário