quarta-feira, 29 de junho de 2011

Freud + Jung + Cronenberg = possível filmaço

via Nerds Somos Nozes - Arte, Cultura e Opinião
de FiliPêra em 29/06/11
enviado pela leitora CLAUDIA MARIOTO

Viggo Mortensen
Sempre achava que Psicologia se resumia a um paciente sentado num divã e um cara que desenhava manchas estilo Rorschach num caderno para fingir que anotava o que o paciente falava. Aí tive aulas de Psicologia Social e esse estereótipo barato caiu por terra de forma miserável. Nesse um ano que terminei de cursar a matéria, já li todos os livros disponíveis no Brasil de Robert Anton Wilson (de longe, meu psicólogo e filósofo moderno favorito), vários textos e vídeos de Timothy Leary, livros de Jung, Freud… e veio a vontade de um dia me graduar em Psicologia.
Keira Knightley
Isso tudo só pra dizer que os dois últimos citados aí acima são os personagens centrais do novo filme do mestre David Cronenberg: A Dangerous Method. O filme se baseia na peça The Talking Cure, de Christopher Hampton, e acompanha a relação entre os dois mais proeminentes representantes da Psicanálise - Jung foi um aluno que depois rompeu com parte das idéias de Freud. Como não poderia deixar de ser, o filme deve ser “psicológico”. Ao menos é o que dá a entender a sinopse divulgada: “Uma bela mulher, elouquecida por seu passado. Um ambicioso médico com uma missão de vencer. Um estimado mentor com uma cura revolucionária. Que os jogos mentais comecem...".
Keira Knightley e Michael Fassbender
No elenco, nomes como Viggo Mortensen, Michael Fassbender (o elogiado Magneto, de X-Men - Primeira Classe), Keira Knightley e Vincent Cassel. Abaixo o trailer, que passou aquele climão típico dos filmes de Cronenberg. O filme ainda não tem nome em português, distribuidora, ou data de estréia nacional.


A Dangerous Method - Official Trailer
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário