sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeção. Por Andréia Miglioranza Marin.





Por Andréia Miglioranza Marin.

Projeção é um mecanismo de defesa onde aspectos pessoais são atribuídos a outra pessoa, coisa ou animal; aspectos como: pensamentos, sentimentos, emoções. Esse mecanismo é muito ultilizados por todos, estamos sempre projetando algo em alguém. Na projeção o indivíduo retira de si mesmo e põem no outro coisas que recusa em si, coisas intoleráveis ou inaceitáveis.
As 'coisas intoleráveis' são reprimidas, ou seja, mandadas para o inconsciente, e projetadas em outra pessoa. A projeção muitas vezes é um mecanismo saudável, pois através dela expressa-se conteúdos inconscientes aliviando então alguma angústia produzida por este conteúdo.

Exemplos: Culpamos muitas vezes outras pessoas por coisas acometidas por nós. Como um fracasso por exemplo, sendo assim, a consciência fica livre de assumir a culpa.
Outro explo típico: Culpar o namorado por olhar para uma mulher bonita ou vice-versa, na realidade, talvez ele nem a tenha visto e culpa-se o outro por seu próprio contúdo.

A projeção patológica por exemplo pode ser exemplificada no caso de uma psicose paranóica, onde o sujeito pega algo intolerável de si, projeta no outro e esse conteúdo retorna para si mesmo por meio do exterior (como uma alucinação por exemplo) sob a forma de perseguição ou recriminação.

Sugiro a leitura de um texto muito bom chamado: Desvendando o mecanismo da projeção.
Escrito por Ana Lucia Barreto da Fonsêca.
Clique aqui para ler o texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário