sexta-feira, 29 de abril de 2011

ANÁLISE DAS TERRÍVEIS AVENTURAS DE BILLY E MANDY POR ANDRÉIA MIGLIORANZA MARIN

Mandy
Sua característica mais evidente é a sua constante expressão de brava, Mandy odeia tudo e segundo ela mesma, a humanidade. Ela nunca sorri ou expressa felicidade, muito menos afeto por algo ou alguém.
Porque Mandy é assim?Creio na hipótese de que isso venha da relação com seus pais. Não há episódios de quando ela era um bebê, mas há um episódio onde Billy vai se mudar para outra cidade, então Billy e Mandy vão à um tribunal no submundo e discutem sobre quem ficará com Puro-Osso, já que este terá que ser amigo de ambos por toda eternidade. No tribunal, quando chamam os pais de Mandy como testemunhas para depor, eles dizem que sempre tiveram medo dela, Mandy então faz uma cara de surpresa e volta a sua expressão de brava. Em outro episódio, a Super Nanny é convocada a ir à casa de Mandy, pode-se notar que realmente seus pais tem medo dela, pois logo no inicio do episódio, quando Mandy esta chegando em casa e seus pais veêm pela janela,eles se escondem no armário, Mandy os descobrem e lhes delega tarefas. A Super Nanny chega e tenta auxiliar os pais de Mandy a lidarem com ela, Mandy se zanga e desmanda as ordens da babá, ordenando que seus pais façam as tarefas que a babá mandou ela fazer, e sem pestanejar, seus pais acatam as ordens de Mandy, quando esta lhes dirige a palavra, a expressão deles é de medo.
Como não há episódios de como Mandy cresceu e de como foi a relação com seus pais anteriormente, nos possibilita a hipótese de que Mandy, em algum momento de sua primeira infância, sua relação com seus pais foi afetada por algo. Porém, pode-se observar que Mandy ama os pais, no episódio em que é dia dos pais, ela dá parabéns a ele e diz que o ama, em seguida diz “que nojo”, para que sua reputação de “malvada” não se perca.
Agora falarei de um assunto de extrema importância, o “amor enrustido” de Mandy por Billy, um amor no qual ela não deixa transparecer de forma alguma, apenas alusoriamente sem se dar conta. É um amor objetal onde há um narcisismo secundário que esta conectado ao sentimento de poder e controle que Mandy constantemente sente necessidade de exercer. Mandy não gosta que alguém além dela tente controlar, mandar ou decidir alguma coisa, assim é como ela age com Billy, ela não gosta que o explorem etc, a não ser que isso seja feito por ela. É como se Billy fosse apenas o seu objeto e de mais ninguém, isso pode ser observado em um episódio em que a menina chega a discutir com a própria mãe de Billy, que por alguma confusão relacionada a foice mágica de Puro-Osso os pais de Billy viram crianças, mas Gladys (mãe de Billy) sabe que ainda é a mãe dele, vai ao cinema com o filho, onde Mandy disputa a atenção de Billy, Gladys o puxa por um lado e Mandy por outro, Billy e a mãe entram no cinema e Mandy os segue e fica espionando e se escondendo no banco de trás, ela então resolve levar até lá Harold (pai de Billy) que também virou criança por mexer na foice de Puro-Osso. Gladys e Harold vão embora juntos e felizes, sobra apenas Billy e Mandy, ela então pega e vai embora deixando ele sozinho, com a satisfação de que Billy é somente dela e não tem ninguém mais para se intrometer.
Mandy é assim como as outras crianças muito narcisista, onde a sua libido esta investida nela mesma. Ela não faz nada que não queira e tudo o que faz retorna para o seu ego, o que é caracterizado de narcisismo secundário, onde a libido sai do ego e é investido em um objeto, a libido sai do objeto e retorna ao ego. Isso se aplica a Billy e Puro-Osso, pois quando Mandy os ajuda quando estão em problemas, essa libido que ela investe nos amigos retorna ao seu ego, pois é a eles que ela delega ordens e fazem tudo para ela, por isso Mandy não pode perde-los, pois caso os perdesse, esse luto seria extremamente trágico, pois a libido investida no objeto, no caso Billy e Puro-Osso, não retornaria ao ego. Quando a libido esta investida em outra pessoa é o que chamamos de altruísta, sendo Mandy altruísta não é uma pessoa cruel como descreveu o site do Cartoon Network. Nunca Mandy deixou de ajudar os amigos quando eles precisavam e até mesmo quando não pediam ou não queriam.
Pode-se confirmar o amor dela por Billy nos seguintes episódios: na escola Billy lhe pede um conselho, ela lhe dá, ele de tão feliz lhe retribui com um beijo na boca e sai saltitando. Ela desmaia com um ar de surpresa, mas não de brava e nem de nojo, rapidamente se levanta e se limpa para disfarçar. Ela não vai atrás dele para lhe dar um soco, nem mesmo na hora ela lhe deu, ela simplesmente ficou sem reação. O que contrasta fervorosamente em tantos episódios em que Irwin beija Mandy e ela, com nojo, lhe dá um soco no mesmo instante. Em outro episódio, em que um vilão invade a casa de Billy e ele fica sentado na calçada, Mandy passa e pergunta o que esta acontecendo, ele lhe conta e ela vai lá dentro averiguar e conversa com o vilão e ele uma hora cita que ela e Billy são namorados, Mandy nem se incomoda e nem desmente, caso fosse com Irwin, com certeza ela o faria. Em outro episódio, Billy se apaixona por uma menina chamada Brenda e então namora com ela, Mandy ao saber, pergunta: “quem é a maluca desesperada, desesperada, desesperada, desesperada...”, e fica inconformada com o fato até que descobre na realidade, que Brenda, é um monstro do submundo. Mandy então diz a Harold, pai de Billy, que eles tem que ir até o shopping encontrá-los para avisar Billy. Nota-se o quanto ela se importa com Billy. E no episódio “Billy e Mandy contra o Bicho Papão”, Billy cai na água do rio em que velejam e um bicho o engole, então Mandy, Puro-Osso e Irwin têm que continuar a saga, antes de partir, Mandy olha para a água, lembra de Billy e começa lacrimejar com cara de triste. Nunca em nenhum episódio de “As terríveis aventuras de Billy e Mandy” algo dessa dimensão ocorreu, Mandy triste por alguém e ainda quase chorar.
Billy é extremamente submisso a Mandy e ela fisurada por poder e controle. Mandy tem extremo poder e controle sobre e Billy e Puro-osso, por isso os protege, além de amar Billy e gostar de Puro-Osso por ser seu amigo, ela necessita ter alguém para controlar e isso também se aplica aqui o narcisismo secundário.
Falarei agora sobre Mandy e o poder social.Sendo o poder social uma forma de interação recíproca que envolve controle ou manipulação interpessoal, que implica uma relação de domínio-submissão (domínio=Mandy, submissão=Billy) ou (domínio=Mandy, submissão=Puro-Osso), onde esta relação seja procurada propositalmente ou não por ambos, o poder social engloba todas as situações que envolvam a capacidade que alguém tem de influenciar ou controlar o comportamento de outra pessoa, como é o caso de Mandy com seus amigos.
Mandy possui um controle do comportamento de Billy, onde envolve a sua capacidade de manipular diretamente as ações do garoto, independente das conseqüências de tais ações, e isso depende da autorização da pessoa submissa, no caso Billy, que sempre o concede.
Billy e Puro-Osso deixam-se ser manipulados, no caso de Puro-Osso com menor ocorrência que Billy, deixam-se ser manipulados pelo fato de Mandy ser possuidora de conhecimentos e capacidade que lhe são úteis. Mandy é a líder do grupo de amigos, e liderança é um conjunto de funções de poder, onde a capacidade que o líder tem de influenciar os outros dentro de seu grupo prevalece.
Mandy é uma criança sádica, se deleita com o sofrimento e humilhação dos demais. Até mesmo quando Billy esta em apuros apesar de ajuda-lo tem satisfação em seu sofrimento ou dor, o que pode ser comprovado em episódios em que antes de ajuda-lo ela espera mais um pouco enquanto ele sofre. Seja por puro sadismo ou para mostrar que é ela quem tem o poder.
Podemos notar a agressividade de Mandy em seu prazer de humilhar às vezes os amigos, destruir os inimigos do submundo, distribuir socos e até mesmo quando é irônica. Esse seu sadismo é explicado por Freud, “uma parte da pulsão de morte é posta diretamente a serviço da pulsão sexual, onde o seu papel é importante. É isso o sadismo propriamente dito”.
Freud designa que as pulsões de morte estão voltadas para o exterior, a meta da pulsão de agressão é destruição do objeto. No caso de Mandy, notamos a pulsão de agressão ou destruição, quando ela luta com as criaturas do submundo etc. a pulsão de dominação, onde a meta é dominar o objeto pela força, nota-se quando Mandy distribui sopapos para conseguir o que quer. Todas são manifestações da pulsão de morte. Resumindo pulsão de morte: processo de demolição, agressividade; manifesta-se como pulsão de destruição contra o mundo externo e outros seres vivos.
As pulsões de vida, que tem como meta preservar a vida, é facilmente notadas em Mandy, pois sempre faz o possível para que o grupo sobreviva.

Billy

Suas principais características são, ser bobo e intelectualmente limitado, assim como seu pai. O que podemos dizer que Billy é assim, pois na fase do complexo de Édipo, onde a criança se apaixona por um dos pais e se identifica com o outro, no caso de Billy, apaixonou-se pela mãe e identificou-se com o pai. Billy é igual ao seu pai por causa dessa identificação, identificar-se com um dos progenitores possibilita, inconscientemente nas mentes infantis, a hipótese de há assim mais chances de ficar com o progenitor do sexo oposto. Billy é muito semelhante a Harold, seu pai, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Ambos tem a mesma fisionomia, com exceção do cabelo, pois Harold tem cabelo preto e tem um topete, e Billy é ruivo (mesma característica da mãe) e cabelo baixo; a fisionomia de seu rosto e corpo são iguais a de Harold. Billy também é semelhante a Harold em ser intelectualmente limitado.
Para comprovar o fato da identificação com o pai, podemos observar em uma propaganda em que Billy diz que queria ser igual ao seu pai, então enfia o cabelo em um pote com um líquido preto para que seu cabelo fique igual ao de Harold, depois o menino diz que seu maior desafio foi encontrar o desodorante, ele pega um pedaço de queijo fétido e esfrega nas axilas, quando vê que esta igual a Harold ele solta uma gargalhada de contentamento.
Em outro aspecto Billy se assemelha a Harold, seja por identificação, coincidência ou outros fatores, amos sofrem de enurese. Enurese é urinar na cama em hora indevida, significa o esvaziamento desapropriado e involuntário de urina por uma pessoa que já possui idade para controlar seus excrementos. Deve-se citar que o fator hereditário é de suma importância, pois se alguém da família sofreu de enurese na infância ou ainda sofre na idade adulta a criança tem mais propensão a desenvolvê-la. É o caso de Billy, cujo pai que permeia na fase adulta e sofre de enurese.
Creio nas seguintes hipóteses sobre a enurese de Billy, a primeira seria a identificação com o pai, onde ele emite um comportamento imitativo sobre o progenitor. A segunda, caso Billy fizesse exames para causas orgânicas e fosse constatado deformações ou alterações funcionais do aparelho urinário, atraso no controlamento da bexiga, diabetes e etc. o que não creio que seja realmente o caso de Billy, então se exclusas essas possibilidades, poderíamos crer em outras hipóteses, as quais citarei a seguir.
A enurese como sintoma de um quadro neurótico que traduz o desejo de regressão aos cuidados da infância, onde se tinha a limpeza genital, onde começara sua futura atividade sexual e obtia prazer. Onde seus desejos sexuais recalcados poderiam vir à tona de uma forma aceitável, foram sublimados. Onde entramos novamente na questão do complexo de Édipo, quando bebê sua mãe fazia sua limpeza genital, onde mexia em seu órgão sexual, lembrando que no complexo de Édipo a criança se apaixona pelo progenitor, mas não pode ter nada com ele e seus desejos têm que ser recalcados. Então quando urina nas calças sua mãe vai limpa-lo e então mexe em seu órgão sexual. Ou então, caso esteja habituado a fazer sua limpeza pessoal sozinho, serviria também como “desculpa” para poder tocar seu órgão sexual, já que isto não é aceitável socialmente então utiliza desse prazer auto-erótico.
Pode ser também, que sua enurese, seja devido a problemas emocionais gerados por perturbações na relação da criança com o seu ambiente. Problemas emocionais por atenção insuficiente dos pais e problemas de relacionamento escolar, por exemplo. Que também se enquadram no caso de Billy, pois em um episódio em que Billy vai a um psicólogo, o terapeuta diz a ele que ele destrói as coisas porque na infância teve atenção insuficiente dos pais, o que pode ter gerado a enurese de Billy; e também o menino apresenta problemas com notas e problemas de relacionamento com Sperg, o valentão da escola, que não importa o que Billy faça, ele sempre dá um puxão em sua cueca.
Billy apresenta uma compulsão a repetição, pois sempre se mete em problemas. A compulsão a repetição é de origem inconsciente, onde a pessoa sempre se coloca em situações dolorosas, incômodas ou difíceis; tanto fisicamente como mentalmente; repetindo então antigas vivências sem se recordar do protótipo e tem a impressão de que é algo completamente motivado na atualidade. Billy sempre se mete em encrencas e acaba muitas vezes, não só a ele mesmo, mas também os amigos em perigo. E Billy muitas vezes, sabe que se fizer determinada coisa, acabará em apuros, e mesmo assim o faz, o que nos dá vasão para observarmos o seu lado masoquista.
Billy acaba por procurar problemas, sabendo que isso vai acontecer e que sofrerá e mesmo assim acaba por fazer o que não deve. Muitas vezes ao sentir dor ele sorri. Masoquismo é o prazer oriundo da dor, Billy e Mandy acabam se completando, pois Mandy com suas características sádicas, escoa seus desejos em Billy, que por sua vez, com suas características masoquistas permite que Mandy o faça. Mandy o humilha, lhe diz palavras que lhe deveriam ao menos incomodar, o soca às vezes e mesmo assim ele prossegue ao lado dela.
Billy sofre de duas fobias específicas, aracnofobia (medo de aranhas) e coulrofobia (medo de palhaços). Essas fobias específicas são limitadas a condições muito específicas, tais como a aproximação de, no caso de Billy, determinados animais (como aranha) e personagens (como palhaço), mesmo que essa condição seja inofensiva, o contato com ela pode gerar um estado de pânico e angústia.
A fobia é um recurso de defesa contra uma forma de medo muito mais terrível, que gera o estado de angústia. No menino, a fobia, o pai edípico é temido sempre, e essa é a angústia, e esse temor é deslocado para outra coisa, como a aranha ou o palhaço. Os medos e aversões que envolvam o pavor de ser ferido ou morto podem exercer a função como substitutos simbólicos da temida punição parental. Como é o caso de Billy que acha que, por exemplo, Jeff, a aranha gigante que acredita que Billy é seu pai, pois ele que chocou seu ovo; quer ferí-lo ou devorá-lo, quando na verdade, Jeff quer apenas seu amor e nunca demonstrou gestos agressivos em relação a ele. Billy também acredita que os palhaços querem destruir tudo e matar a todos. Em um episódio, Billy diz “Palhaços são encarnações do mal supremo, eles querem ser a espécie dominante no planeta e vão nos destruir quando conseguirem isso, destruir legal, destruir legal, destruir legal, destruir legal...”, e de tanto pavor passa o dia inteiro repetindo “destruir legal”.
Uma coisa muito evidente em Billy são suas pulsões de morte, que tem como objetivo conduzir a vida orgânica de volta ao estado inanimado, onde se tem o prazer que leva ao nível zero de energia. A pulsão de morte inclui um processo de demolição e agressividade que se manifesta como pulsão de destruição, dirigida ao mundo externo. O que pode ser facilmente notado no garoto, pois ele esta sempre destruindo tudo, seja com por ele mesmo com suas próprias mãos ou quando libera algo que cause destruição do baú de Puro-Osso.

Puro-Osso (O Ceifador Sinistro)

Puro-Osso é um personagem simples de analisar. Ele também é ligado ao poder social, no seu caso, por ser o Ceifador Sinistro, cuja missão é ceifar vidas, é algo que Thibaut e Kelley denominaram de controle do destino, que é quando alguém possui o poder de manipular a sorte de outra pessoas mais do que controlar diretamente suas ações.
Por ser o Ceifador Sinistro, uma criatura equivalente a morte, na qual todos deveriam temer, acaba empregando muita responsabilidade a Puro-Osso, que muitas vezes mostra-se confuso em relação a como deveria agir. Isso pode ser observado quando ele lida com as crianças (Billy e Mandy), constantemente ele nega amá-las, dizendo até que as odeiam. Onde podemos observar a ambivalência, que é a presença concomitante, na relação com um mesmo objeto (no caso as crianças) que tem sentimentos e atitudes opostas, essencialmente o amor e o ódio.
Puro-Osso ama e odeia os amigos Billy e Mandy, odeia-os, pois foi obrigado a ser amigo de ambos por toda eternidade, e os ama pelo companheirismo e fidelidade que com a convivência mostrou a ele. Mas sempre diz odiá-las e às vezes tenta se livrar delas, mas quando elas estão em real perigo ele corre para socorrê-las. Puro-osso não pode dizer que as ama também, por ser quem ele é, a morte, o temido Ceifador Sinistro, jamais poderia aceitar amar as crianças e além do mais crianças mortais, afinal, onde iria parar sua reputação de temido e cruel?
Apesar disso, algumas raras vezes ele deixa transparecer que tem sentimentos, como no episódio do chupa-cabra em que ele diz pra Billy que o filme é ridículo e Billy se irrita respondendo com um monte de coisas, e ao concluir diz que ele é ridículo, Puro-Osso diz “Oh, Billy! Por quê você tem que ser assim?”, e sai de cena rompendo em prantos.
Outra característica evidente em Puro-Osso é o sadismo. O que pode já ser notado pela profissão que exerce, ser a morte. E às vezes antes de ajudar os amigos, os observa sofrer um pouco mais deixando transparecer contentamento.
A amizade que os une.
Os três estão ligados por uma forte amizade, na qual esta implícita um narcismo secundário. Todos têm libido investida uns nos outros, que acabam retornando para o seu próprio ego. No caso de Mandy, como já explicado, não pode perde-los, pois não haveria quem fizesse suas vontades. No caso de Billy e Puro-Osso, têm libido investida em Mandy, porque ela sempre os ajuda a sair dos problemas em que se metem; e da mesma forma a libido de Billy esta investida em Puro-Osso, pois ele também o ajuda quando ele precisa. Já Puro-Osso tem sua libido investida em Billy, pois ele o diverte satisfazendo seus desejos sádicos, assim como Mandy, se deleitando sobre Billy.

POR ANDRÉIA MIGLIORANZA MARIN

2 comentários:

  1. Prezados amigos,

    Gostei do blog. Vou virar leitor assíduo.

    Gostaria que vocês me enviassem um modelo de laudo de análise pessoal.

    crisedeconsciencia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog,agora tenho certeza que many gosta do billy :3

    ResponderExcluir