segunda-feira, 23 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO DESENHAR INFANTIL.




REPORTAGEM TRANSPOSTA DA REVISTA PSIQUE - ED. 59 DE 2010.
"A arte de desenhar na inf}ãncia"
Por Kiara Elaine Santos da Silva, Ida Janete Rodrigues e Thiago de Almeida.
E algumas considerações minhas, Andréia Miglioranza Marin.


Ao analisar o grafismo infantil, o profissional da área passa a compreender melhor a criança, sua vida, seu grupo social e, principalmente, seu emocional. Portanto, ao refletir sobre a importância do desenho, o seu desenvolvimento e a sua interpretação, cabe pensar que a criança é um ser completo e ao tomar posse do papel, ela nos mostra sua realidade e o produto dessa realidade que está repleto de sentimentos.

Segundo Rousseau: "A criança é uma criança, não um adulto". Desta maneira, surge uma nova visão do desenvolvimento da criança, que passa a poder demonstrar seu prazer e interesse em desenhar e expressar o que sente até mesmo que inconscientemente. Seus feitos ganham vivacidade por representar também o que ela conhece em relação ao mundo.

Por meio do desenho livre a criança desenvolve noções de espaço, tempo, quantidade, sequência, apropriando-se do próprio conhecimento, que é construído respeitando seu ritmo. Tendo essa concepção de respeito ao ritmo individual de cada criança que as escolas e creches estão sendo alicerces para estimulá-las no desenhar, pois os profissionais acreditam que essa atividade artística é parte importante tanto para o desenvolvimento infantil, como para o conhecimento dos alunos.

O desenho representa, em parte, a mente consciente da criança, mas também é uma forma interessante de fazer uma conexão com o inconsciente. Portanto essa manifestação da criança está repleta de simbolismo e mensagens.

É muito importante estimular as crianças a desenharem pois através deste, representarão seu mundo interno, e além da percepção do mundo real que a criança têm, podemos captar aspectos inconscientes. O desenho é algo não dito que está dito. Nunca devemos rir desdenhando de um desenho infantil ou dizer a esta criança que seu desenho está feio, pois desta forma estamos debochando de seu mundo interno. O desenho é um meio muito importante que possibilita à criança a elaboração de assuntos psíquicos inconscientes.

Ao pensar na questão do modelo, percebe-se que a criança ao desenhar, na realidade, está expondo o seu "mundo real" para os demais, como ela o vê e sente. O desenho manifesta o desejo da representação, mas também, antes de tudo, é medo, é opressão, é alegria, é curiosidade, é afirmação, é negação. Ao desenhar, a criança passa por um intenso processo vivencial e existencial.

O desenhar em atendimento psicológico infantil sempre aparece e também há testes que utilizam o desenhar, como o HTP que têm a finalidade de avaliar aspectos projetivos e da personalidade da criança em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário