quinta-feira, 12 de maio de 2011

O que é um surto psicótico. Por ANDRÉIA MIGLIORANZA MARIN



No surto psicótico perde-se a noção da realidade (perda do contato com a realidade) e há uma desorganização do pensamento, uma desagregação, o sujeito não consegue diferenciar seu mundo interno com o mundo externo (mundo real), ou seja, a pessoa em surto confunde seus próprios pensamentos com o mundo real e não consegue distinguir seus pensamentos com o que está acontecendo realmente. Pode chegar a um ponto que o indivíduo não consiga reconhecer a si próprio e nem ao outro. Os delírios e alucinações surgem depois como tentativa de agregar o que ficou desorganizado, a pessoa não deixa de estar consciente, mas tem uma percepção distorcida da realidade.

Causas: Psicose (esquizofrenia, paranóia, mania e melancolia - bipolar); uso abusivo de substâncias como álcool, anfetaminas, cocaína; portadores de diabetes tipo 1 (devido a baixa taxa de açúcar).

Duração do surto: varia de acordo com o motivo, na maioria das vezes duram algumas semanas. Se o surto é breve, ou seja, se dura algumas horas, o que é raro, ocorre devido a um estresse intenso. De acordo com o DSM- IV para diagnóstico a duração mínima são 6 meses.

Um comentário:

  1. oi andrea ... adorei seu blog do chá com Sig ... e também adorei saber que vc está participando do meu blog o nerdzip.blogspot.com.... olha só tipo ... queria te dar uma sugestão ... tira o fundo da pagina com a foto do Freud ... pq fica dificil de ler a pagina ... desculpa se fui muito direto ... mas é que achei seu blog muito interessante e queria ver ele crescer ;) bjos ... Bato!

    ResponderExcluir