Texto retirado do site do Dr. Leon, porém o adaptei.
TEORIA DOS MECANISMOS DE DEFESA CONTRA AS PULSÕES.
Na relação entre o ID e o ego, este percebe as pulsões como um perigo do qual deve se defender. O ID obedecendo ao princípio do prazer procura a satisfação imediata no alívio da tensão instintiva, alívio que é fonte do prazer. O ego, em contato com o mundo externo obedece ao princípio da realidade e é capaz de retardar a satisfação e o prazer.
Nessa luta contra as pulsões, o ego procura sempre um termo de negociação com os afetos. “Amor, nostalgia, ciúme, mortificação, dor e pesar acompanham os desejos sexuais, ódio, cólera e furor nos impulsos de agressão; se quisermos que as exigências pulsionais a que estão associados sejam evitadas, esses afetos devem submeter-se a todas as várias medidas a que o ego recorre, em seus esforços para dominá-las, isto é, devem sofrer metamorfoses”.
Os mecanismos de defesa apresentam um grande interesse para a análise. Onde seja que eles apareçam, eles indicam uma ação do ego e temos assim possibilidade de estudá-lo. Sem a intervenção do ego, todas as pulsões teriam gratificação.
Os trabalhos teóricos de psicanálise descrevem os métodos seguintes de defesa do ego:
· Sublimação
· Negação
· Projeção
· Intromissão
· Repressão
· Formação Reativa
· Anulação
· Isolamento
· Regressão
Nenhum comentário:
Postar um comentário