sábado, 6 de agosto de 2011

MECANISMOS DE DEFESA



Os mecanismos de defesa são os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepão consciente. Os mecanismos de defesa são funções do Ego e, por definição inconscientes.

Os principais mecanismos de defesa são:

Repressão: Impede que pensamentos dolorosos ou perigosos cheguem à consciência. É o principal mecanismo de defesa, do qual derivam os demais.

Divisão ou cisão: Um objeto ou imagem com o qual nos relacionamos pode ser simultaneamente características que despertam nosso amor e o nosso ódio ou temor.

Projeção: Quando nos sentimos maus, ou quando um evento doloroso é de nossa responsabilidade, tendemos a projetá-lo no mundo externo, qua ao nosso ver assumirá as características daquilo que não podemos ver em nós. O extremo do funcionamento por mecanismos projetivos é a paranóia, pois a pessoa passa a ver todo mundo como persseguidor. Racionalização: Abstraímo-nos das vivências afetivas e, em cima de premissas lógicas, tentamos justificar nossas atitudes. Com isto tentamos nos provar que somos merecedores do reconhecimento dos outros. A racionalização é um mecanismo típico do neurótico obsessivo.

Formação reativa: Caracteriza-se por uma atitude ou um hábito psicológico com sentido oposto ao desejo recalcado. - Identificação: diante de sentimentos de inadequação, o sujeito internaliza características de alguém valorizado, passando a sentir-se como ele. A identificação é um processo necessário no início da vida, quando a criança está assimilando o mundo.

Regressão: É voltar a níveis anteriores de desenvolvimento, que em geral se caracteriza por respostas menos maduras, diante de uma frustração evolutiva. Se o adultismo pode provocar frustações, volta a um modelo infantil onde se sentia mais feliz.

Isolamento: Consiste em isolarmos um pensamento, atitude ou comportamento, das conexões que teria com o resto da elaboração mental. O comportamento assim isolado passa a não ameaçar, porque está separado e não mais conectado aos desejos iniciais.

Deslocamento: Através dele, descarregamos sentimentos acumulados, em geral sentimentos agressivos, em pessoas ou objetos menos perigosos. Todos os sintomas psiconeuróticos acabam tendo a participação do deslocamento.

Sublimação: É considerado o mecanismo de defesa mais evoluído e é característico do indivíduo normal.

2 comentários: