quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Síndrome de Gille de la Tourette

Síndrome de Gille de la Tourette
A síndrome de Tourett e é uma perturbação hereditária que apresenta uma prevalência três vezes maior nos homens do que nas mulheres. Desconhece-se a sua causa, mas julga-se que seja consequência de uma anomalia da dopamina ou de outros neurotransmissores cerebrais (substâncias utilizadas pelos neurônios para se comunicarem entre si).
Situações que aumentam a ansiedade podem fazer com que uma criança que tenha esse transtorno/síndrome aumente a intensidade dos tiques na escola, piorando o grau dos movimentos involuntários
Em 80% dos casos é hereditária. Está relacionada a alterações no grupo de genes que também causam o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), hiperatividade e déficit de atenção, geralmente há histórico de algum desses transtornos na família.
É preciso destacar que um tique que começou após um traumatismo ou AVC não pode ser considerado Tourette
Na síndrome de Gille de Tourett e, o indivíduo realiza movimentos involuntários, sejam vocais ou motores. Não é possível confundir a síndrome com o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), pois o indivíduo com TOC faz uma coisa para aliviar o peso de outra. A pessoa imagina, assim, que se não lavar as mãos será responsável pela morte de alguém. Esse pensamento obsessivo gera a compulsão de se limpar para evitar o pior. Quando a pessoa exacerba um comportamento, ou esse tem impacto no cotidiano, caracteriza-se como TOC: há relatos de pessoas que não conseguem sair de casa. Geralmente o TOC está relacionado ao pensamento intrusivo, repetitivo, negativo.
O tratamento para o TOC pode ser com remédios antidepressivos ou por meio de terapia e medicamentos. Caso a pessoa tenha TOC e síndrome de Tourett e, é importante tratar os dois, mas são necessários protocolos médicos para usar os remédios. O tratamento para todas as síndromes não é curativo, mas, sim, paliativo.
Existe uma hipótese de que a síndrome de Tourett e realmente decorra de um funcionamento alterado do globo pálido lateral, um agrupamento de corpos neuronais pertencente ao sistema dos gânglios basais, estrutura responsável pelo disparo, supervisão e finalização das ordens motoras no cérebro, porém as pesquisas precisam ainda comprovar essa hipótese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário