quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A terapia do Luto

A terapia do luto, é muito comum em países como Inglaterra e Estados Unidos, onde com a ajuda de profissionais como Terapeutas, Psicólogos e Psiquiatras, as pessoas enlutadas, são acompanhadas, e ajudadas a viver essa fase e não encondê-la dentro de si.
Se optarmos por esconder a dor da perda, ela se transforma com o passar do tempo em um "luto cronico".
Viver o luto é deixar fluir a dor, a saudade, a tristeza, a culpa, (se houver) o remorso (se houver) é poder falar sobre aquele que morreu. Enfim promover ao longo do tempo do luto uma catarse que alivia e esvazia o coração da dor e da tristeza.
Deixando no lugar um sentimento de saudades e amor pelo morto querido.

Na perda nosso coração se quebra em múltiplos pedacinhos, e com isso sangra, sangra e sangra, e esse sangue inunda nossos olhos e face.
Produzindo em nós uma " anemia emocional."

Nossa alma esta desolada e faminta de afeto, atenção, amor, colo.

Mas se tivermos o conhecimento que passa!
E se nos permitirmos sofrer, sangrar de dor, de lembranças, de amor, na medida necessária, sairemos do luto renovados, com forças novas, e com valores diferentes em nós.
A pessoa que perdeu um ente amado, quando acolhida e amparada pelos seus familiares e amigos, se consola mais rápido.
E o coração que se partiu em dezenas de pedaços, começa a se colar pedacinho por pedacinho, em um movimento lento mais constante, sempre que o enlutado viver cada dor da saudade, sempre que se deixar emocionar por cada lembrança.
E um dia acorda e percebe que o coração foi todo colado, e esta inteiro novamente.
Claro as cicatrizes estão lá, mas agora não sangram mais, elas são feitas de saudades, gratidão e amor, por aquele que se foi.

A dor compartilhada é dor amenizada !

Por (Lenapena 2009)


Nenhum comentário:

Postar um comentário