segunda-feira, 25 de março de 2013

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)







É uma doença crônica, trata-se de desordem sensorial, que se caracteriza por sensação de muito desconforto, sensações subjetivas de frio, calor, formigamento, pressão, etc. que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação nas pernas, principalmente, quando se está em repouso. As pessoas descrevem estas sensações como: fisgadas, intensas coceiras, que somente são aliviadas com movimentos de flexão, de extensão ou cruzamento das pernas. Essas manifestações costumam interferir com a qualidade do sono. A síndrome das pernas inquietas pode tornar difícil iniciar o sono e manter-se dormindo. Pessoas com síndrome das pernas inquietas não têm tempo suficiente de sono, podendo sentir-se cansadas e sonolentas durante o dia, o que torna difícil a concentração, interferindo no trabalho, estudo, e mesmo nas atividades cotidianas e, até mesmo, afetando o humor.
Há dois tipos de síndrome das pernas inquietas:
Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) idiopática. É o mais comum. Após se manifestar uma vez, geralmente, torna-se para toda a vida. Com o passar do tempo, os sintomas tendem a piorar e a ocorrer com maior frequência.

Síndrome das Pernas Inquietas Secundária. Esse tipo é causado por outra doença ou condição médica, e algumas vezes por certos medicamentos. Os sintomas podem desaparecer quando a doença básica é curada ou quando para de tomar o medicamento desencadeante. Os tipos de tratamento incluem mudanças de hábitos e/ou medicamentos.
As mudanças de hábitos que podem aliviar os sintomas da síndrome das pernas inquietas são:
Evitar álcool, cafeína, fumo e alguns medicamentos (certos antidepressivos, remédios contra náusea, anti-psicóticos e anti-histaminas).Adotar bons hábitos de sono: manter o quarto quieto, escuro e confortável; usar o quarto para dormir e não para ver tv, usar computador e outras atividades; ir dormir e acordar nos mesmos horários.Seguir um programa de exercícios físicos moderados.


Créditos: Equipe Orgone 

CURTAM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/ChaComSig


EQUIPE CHÁ COM SIG PARA ATENDIMENTO: 11 969828869 OU 1173988811

2 comentários:

  1. Sofro desse mal ha muitos anos, que eu me lembre eu devia ter uns15 anos hoje estou com 63anos,no começo era menos frequente,mas logo piorou,hoje é insuportavel,só de ficar muito tempo sentada ja começa o incomodo, os médicos me davam remédio para dormir no começo eu dormia um pouco mas amanhecia como se estivesse com a maior ressaca,ha uns 5 anos um médico me receitou pramipexol,melhorou muito mas continuo a dormir muito mal,acordo varias vezes a noite e me levanto muito cedo,já cheguei a pedir a Deus a morte,os médicos que eu ja fui não me explicam nada,será que vou ter que conviver com isso o resto da vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. São sintomas realmente muito desagradáveis... Você já fez terapia? Se sim como foi a experiência?

      Excluir