CURTAM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/ChaComSig
da Livraria da Folha
Divulgação |
Ideia fundamenta outras teorias essenciais da psicanálise |
A brincadeira não está errada conceitualmente dizendo, mas quem se interessar em descobrir um pouco mais sobre a história desse importante fundamento da psicanálise, pode obter informações de maneira simples no livro "Édipo", escrito pela psicanalista Teresinha Costa para a coleção Passo-a-Passo, da Zahar.
"Freud afirmava a universalidade dos desejos edipianos, dizendo que cada criança deve realizar um caminho para superar o complexo de Édipo e ter acesso à sexualidade adulta", provoca a autora.
Em um texto bem equilibrado e conciso, a estudiosa mostra a influência do mito de Sófocles ("Édipo Rei") no pensamento de Freud, e apresentar as primeiras noções a respeito do desejo sexual infantil e seu desdobramento com outros pensadores, como Melanie Klein e Jacques Lacan.
"A Virgem Amamentando o Menino e São João Batista Criança em Adoração" (1500-1520) |
O complexo de Édipo surge entre essas fases, e diz respeito ao amor egoísta da criança à mãe, mas que em meninos e meninas toma caminhos diferentes. A partir dessa pontuação, a psicanalista escreve sobre a formação da neurose e o medo simbólico e imaginário da castração dos meninos. O desenrolar desta última instância provoca a angústia da criança, que se vê pressionada a escolher entre o amor da mãe e o amor próprio.
No livro "Édipo", o leitor pode entender como ocorre e quais as consequências dessas escolhas para o desenvolvimento da sexualidade adulta.
*
"Édipo"
Autora: Teresinha Costa
Editora: Zahar
Páginas: 88
Quanto: R$ 19,90 na Livraria Cultura e na Livraria Saraiva
Autora: Teresinha Costa
Editora: Zahar
Páginas: 88
Quanto: R$ 19,90 na Livraria Cultura e na Livraria Saraiva
Reportagem da folha de são paulo: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/904674-cada-crianca-deve-superar-o-edipo-para-acessar-a-sexualidade-adulta.shtml
CURTAM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/ChaComSig
Nenhum comentário:
Postar um comentário