quarta-feira, 26 de junho de 2013

Algumas Fobias e A Neurose Fóbica.

A tafofobia ou tafefobia (em inglês, taphophobia) é uma neurose que se caracteriza pelo medo de ser enterrado vivo.
 Talassofobia (do grego θάλασσα que significa mar e φόβος que significa medo) é a aversão, repugnância ou medo mórbido, irracional, desproporcional e persistente ao mar. Quem tem talassofobia tende a não querer viajar em cruzeiros ou de ir à praia, por causa da aversão ao mar.
 Tanatofobia é uma fobia que se caracteriza pela sensação de extremo medo da morte, pessoas com essa patologia, tendem a não sair de casa, evitam falar em morte, e têm pavor de participar de um funeral. A palavra Tanatofobia vem do mito grego de Tanatos, divindade grega da morte.
Urifobia é a fobia relacionada a fenômenos paranormais.
A pessoa urifóbica tem medo exagerado de tudo que é paranormal (que está fora dos limites da experiência normal ou dos fenômenos explicáveis cientificamente), como fantasmas, extra-terrestres, videntes ou visões, bruxarias, EQM (Experiência de Quase Morte), ou até mesmo de personagens "maldosos" da ficção.


Neurose fóbica
O que voce gostaria de saber
descriçao
As neuroses fóbicas são quadros caracterizados pelo medo de determinados lugares, objetos ou situações, que determinam uma série de condutas de evitação e outras de segurança.
causas
Segundo a psicanálise, a constituição desse quadro deve ser considerada uma atualização de situações de conflito profundamente relacionadas com o complexo de Édipo. O seu padrão provém dos primeiros medos e terrores infantis, normais na infância, e, por meio de um duplo mecanismo de projeção e deslocamento, coloca no mundo exterior a situação de conflito interno. De acordo com a visão psicanalítica, o fator que inicia esse processo especificamente é o medo da castração. O sujeito ficaria recalcado por uma idéia edipiana (a fantasia inconsciente de perder a genitália por causa da ação ativa do pai) que foi reprimida, e que se expressa de maneira disfarçada e diferente, mas com a mesma força afetiva. Quando as fobias não são tratadas, o temor pode se estender, ampliando a variedade dos objeto temidos.
sintomas
Existem três características constitutivas da estrutura fóbica: as condutas de evitação, o permanente estado de alerta e a atitude de fuga. Os mecanismos de defesa e os sintomas são os mesmos.
diagnosticos
Segundo Sigmund Freud, as fobias podem ser de caráter universal (situações temidas por todos: solidão, morte, etc) ou particulares (medo de situações peculiares). O DSM-IV considera uma fobia específica quando são observadas as seguintes características:
  • Um temor expresso e persistente, que é excessivo ou irracional, se desencadeia pela presença ou antecipação de um objeto ou situação específicos.
  • A exposição ao estímulo fóbico produz, de modo quase que invariável, uma resposta imediata de ansiedade, que pode adquirir a forma de uma crise de angústia decorrente de uma situação determinada.
  • A pessoa reconhece que esse medo é excessivo ou irracional.
  • As situações fóbicas são evitadas ou suportadas às custas de uma intensa ansiedade ou mal-estar.
  • Os comportamentos de evitação, a antecipação ansiosa ou o mal-estar provocado pela situação temida interferem claramente na rotina normal da pessoa, nos seus relacionamentos de trabalho e sociais.
  • Em menores de 18 anos, a duração dos sintomas deve ser superior aos 6 meses.
  • Os sintomas não podem ser mais bem explicados pela presença de outro transtorno mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário