segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Psicose. Por Andréia Miglioranza Marin.


Psicose é uma estrutura psíquica que se divide em três formas conforme aponta a literatura psicanalítica: esquizofrenia, paranóia e mania-melancolia. A psicose é resultante de um conflito entre o Ego (Eu) e o mundo externo, onde o Id predomina impondo ao Ego seus desejos.

Há uma confusão mental onde o mundo externo não é percebido ou novas percepções são rejeitadas e há um esvaziamento do mundo interno, que é uma cópia do mundo externo, que acaba por perder suas significações. Com isso o Ego acaba por criar um novo mundo interno e externo, esse novo mundo é desenvolvido conforme os desejos da instância psíquica denominada Id, ou seja, o Eu é posto a serviço do Id. Essa ruptura com o mundo externo se sucede por conta de uma frustração onde a realidade se opõe a um desejo infantil de forma dura.

Na psicose há a perda da realidade, há o repudio por ela, por isso tenta substituí-la. Por conta dessa negação da realidade cria-se uma nova realidade, por meio de delírios e alucinações como forma de compensar essa realidade que foi perdida. É importante se fazer entender que o psicótico não perde total contato com a realidade, há momentos em que ele estabelece algum contato com ela.

Por Andréia Miglioranza Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário