terça-feira, 17 de maio de 2016

Peça dirigida por Jô Soares fala da relação entre Salvador Dalí e Freud

FABIANA SERAGUSA


E
Jô Soares mergulhou no relacionamento improvável entre Freud (1856-1939) e Salvador Dalí (1904-1989) para dar forma à peça "Histeria", que estreia no dia 30/4 no Tuca e marca seu retorno à direção teatral após quase três anos —o último trabalho foi "Três Dias de Chuva".
Ele diz que pouca gente sabe da forte conexão entre essas duas personalidades —foi uma descoberta para ele próprio durante as pesquisas, afirma. "Achei que era uma fantasia da cabeça do autor, mas é tudo baseado em fatos."
Escrita pelo britânico Terry Johnson, a comédia parte de um encontro real entre o pai da psicanálise e o pintor surrealista, ocorrido em 1938, para criar uma trama delirante que mistura vários estilos.
Priscila Prade/Divulgação
Antonio Petrin (esq.) e Cassio Scapin são Freud e Dalí na nova comédia dirigida por Jô Soares
Antonio Petrin (esq.) e Cassio Scapin são Freud e Dalí na nova comédia dirigida por Jô Soares

"Vai da farsa mais louca ao drama mais profundo e volta à farsa enlouquecida", diz Jô. E completa: "Isso exige muita agilidade dos atores; não só mental, mas também física".
Antonio Petrin interpreta Freud, que acaba de escapar da Europa nazista e se instala em Londres, à beira da morte.
Quando recebe a visita de Dalí, vivido por Cassio Scapin, suas certezas começam a ser questionadas —e outras duas figuras colaboram para isso: um médico judeu (Milton Levy) e uma menina misteriosa (Erica Montanheiro) que contrapõe realidade e inconsciente.
"Cada personagem se encaixa com cada ator, inclusive do ponto de vista visual", diz o humorista, que atualmente realiza a última temporada de seu "Programa do Jô" na TV Globo.
A tradução de "Histeria", que chegou a ser dirigida por John Malkovich em 2004, também é assinada pelo apresentador, que já planeja montar um Shakespeare no segundo semestre: "Tróilo e Créssida."
E sobre atuar? "Sempre que monto um espetáculo, fico atraído como ator", afirma. "Já fiz sete solos e gostaria de completar oito, porque os programas estão pendurados na parede aos pares e falta um buraco para completar; isso é o que mais me motiva a fazer mais um."
Tuca. R. Mte. Alegre, 1.024, Perdizes, tel. 3670-8455. 672 lugares. Estreia: 30/4. Até 31/7. Sex.e sáb.: 21h. Dom.: 19h. Ingr.: R$ 50 a R$ 80. Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário