quinta-feira, 14 de julho de 2011

10 Hábitos alimentares e transtornos.


Esse post foi retirado do blog: As aventuras de duas amigas.

10 Anorexia

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (ou fome auto-infligida), o que provoca baixo peso corporal. Esta é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

9 XilofagiaA xilofagia envolve o consumo de madeira, característica mais comum em alguns animais. Normalmaente crianças pequenas podem desenvolver xilofagia, nem que seja temporariamente, apesar de não ser associada a problemas psicológicos. É o que podemos ver em crianças que roem os lápis.

8 TricofagiaÉ o hábito compulsivo de comer cabelo. Na maioria das vezes, quem tem cabelos longos costuma mastigá-los e, em seguida, engoli-los. O cabelo naturalmente compromete o trato gastrointestinal, provocando sintomas como indigestão e dor no estômago. A 24 de Novembro de 2007, ficou conhecido o caso de uma rapariga de 18 anos de Chicago, EUA, em que foi removida, cirurgicamente, do seu estômago, uma bola de cabelo de 4,5 kg (!?).

7 HialofagiaEsta desordem consiste no consumo compulsivo de vidro. A hialofagia é um trantorno altamente perigoso, pois, obviamente, o consumo de vidro pode causar cortes no estômago, intestinos, garganta, e todo o caminho que percorrido por aquele.

6 UrofagiaConsiste na ingestão de urina - quer da própria, quer de terceiros. É normalmente considerada inofensiva, pois a urina de indivíduos saudáveis é estéril. No entanto, existe um pequeno risco, associado à existência de doenças, ou infecções bacterianas na uretra. Além disso, existe a possibilidade de efeitos secundários, tais como erupções cutâneas em indivíduos sensíveis à urina.

5 GeofagiaConsiste no consumo de substâncias relativas à terra (como argila, areia, etc), normalmente justificada pela deficiente nutrição em minerais. Esta prática é mais comum em sociedades rurais, ou pré-industriais, em mulheres grávidas e em crianças.

4 Antropofagia
Também conhecida por canibalismo, tem sido praticado por vários grupos na antiga Europa, na Bacia Amazónica, normalmente associado a rituais ligados a guerras tribais. Fiji, entre outros, faz também parte da lista onde se pratica ou praticou este fenómeno.

3 AutosarcofagiaEste distúrbio é também conhecido como auto-canibalismo. Algumas pessoas envolvem-se no auto-canibalismo como forma extrema de modificação corporal, por exemplo, comendo a sua própria pele. Outros bebem o seu próprio sangue, uma prática também denominada autovampirismo. A 13 de Janeiro de 2007, o artista dinamarquês Marco Evaristti ofereceu um jantar para os seus amigos mais íntimos. A refeição principal era uma massa, coberta por bolas de carne feitas com a sua própria gordura, removido no início do ano numa operação de lipoaspiração.

2 CoprofagiaConsiste na prática de ingestão de fezes (pois, leram bem, fezes). Ocorre naturalmente nalgumas espécies de animais, como cães, gatos, insectos e aves. Ocasionalmente também se verifica esta prática em seres humanos, porém sob a categorização de patologia de ordem psíquica, ou desvio sexual. Neste último caso, em práticas de dominação sexual entre duas ou mais pessoas, a pessoa dominante, por vezes, pode defecar sobre o seu escravo, no rosto ou até dentro de sua boca obrigando-a até a ingerir as suas fezes. Este fenómeno é também denominado "scatsex".
Acredita-se que a coprofagia em cães ocorre por falta de alguma enzima no organismo.

1 NecrofagiaEm biologia, chamam-se necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. No caso dos humanos não é diferente. Algumas pessoas desenvolvem o hábito de comer carne humana em decomposição.

Fontes: The List Universe, Saci de Patinete


Andréia Miglioranza Marin: A maioria dos transtornos acima estão ligados a neurose obssessiva compulsiva. E alguns a perversão caso a pessoa experimente prazernessas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário